top of page

Restauração valoriza e amplia o tempo de uso da madeira

Atualizado: 20 de ago. de 2019

Uma simples técnica de restauração pode dar vida nova ao acabamento antigo de seus móveis de madeira. O primeiro passo é saber que tipo de acabamento foi usado no móvel. Depois você deve decidir como limpá-lo.

Em restauração, a única diferença que realmente importa é a que existe entre os três acabamentos básicos naturais: goma-laca, laca ou verniz. Os acabamentos pigmentados, tais como tinta ou esmalte, são fáceis de identificar. Os outros acabamentos que podem ser encontrados são óleo, cera e selantes de penetração, identificáveis pelo toque e falta de alto brilho. Esses acabamentos podem ser restaurados apenas com a reaplicação.



Na maioria dos móveis, o acabamento é um dos três básicos: goma-laca, laca ou verniz. Antes de fazer qualquer coisa com o acabamento é preciso identificá-lo. Primeiro, teste o acabamento com álcool desnaturado. Esfregue um pouco do álcool em uma área onde não se note. Se o acabamento dissolver, é goma-laca. Se dissolver parcialmente, provavelmente é uma combinação de goma-laca com laca. Teste novamente com uma mistura de álcool desnaturado e solvente de laca: isso pode dissolver completamente o acabamento.

Quando o álcool não afetar o acabamento, esfregue um pouco de solvente de laca em uma área onde não se note. Se a área ficar dura e depois macia novamente, o acabamento é laca; se o acabamento enrugar e não ficar macio novamente, então é um tipo de verniz. Se nem o álcool nem o solvente de laca afetá-lo, o acabamento é de verniz. Depois de identificar o acabamento, já se pode começar a restauração.

Acabamento desbotado

Avermelhar uma descoloração esbranquiçada no acabamento é um problema comum em móveis com acabamento de goma-laca e pode ser um problema com a madeira laqueada. O acabamento de verniz não é afetado pelo avermelhamento, que pode ser causado por uma mistura prolongada de alta umidade, exposição à água ou apenas envelhecimento. Se o embaçado não estiver muito profundo no acabamento, pode-se remover com lã de aço e óleo. Avermelhamento muito profundo, entretanto, pode ser eliminado apenas refazendo o acabamento.

Restauração é o modo mais fácil de deixar um móvel velho com uma aparência melhor, mas nem sempre é um sucesso. Se o acabamento antigo estiver em bom estado, você pode recuperar uma peça embaçada usando detalhes decorativos ou efeitos especiais. Se o acabamento antigo estiver danificado, você pode cobri-lo completamente com esmalte em vez de refazer o acabamento.


Qualquer material desgasta com o tempo e os móveis de madeira não são uma exceção. Às vezes, o acabamento inteiro desgasta às vezes apenas os lugares muito usados. Locais desgastados são mais comuns em portas e gavetas. Em peças antigas, o desgaste é parte da pátina da peça e determina o valor do móvel, não devendo ser coberto nem restaurado.



O mesmo se aplica a quase todas as peças da mobília: desgastar e rasgar dá certa personalidade. Mas um acabamento fino e antigo pode ser revestido. E quando refizer o acabamento for a única alternativa, você poderá consertar os locais desgastados.

Tem algum móvel para restaurar?

Conheça um pouco do nosso trabalho aqui no Instagram.

Nos liga ou envia uma mensagem para fazermos um orçamento.

47 9 9618 1882

Aqui tem nosso endereço.

Até lá!


Inspiração: aqui

Comments


bottom of page